quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Método Hanon - Agilidade e Independência dos Dedos

E aí, Galera! Td blza!?


Esse vídeo eu fiz em resposta a um colega que postou um comentário na página do Teclado Mais Fácil (no Google +).

Sobre a questão da agilidade na hora de tocar teclado, faço as seguintes sugestões:

1. Faça alongamentos e um breve aquecimento antes de começar a tocar (seja estudo, seja apresentação);
2. Quanto maior for a independência dos seus dedos, maior será a sua velocidade no teclado;
3. Pratique com o metrônomo em diferentes velocidades;
4. Existem diversos métodos para isso, eu recomendo o Hanon (vide descrição do vídeo no YT);


Qualquer dúvida, por favor, deixe aqui nos comentários.

Já estou preparando melhorias para os próximos vídeos. Deixe aqui sua sugestão para os próximos vídeos e aproveite para pedir uma vídeo-aula sobre o assunto de seu interesse. ;)


Abrasssss o/

Rufino Keys

15 comentários:

  1. Já to adotando o exercicio e iniciando a busca de informação do método hanon...
    Thiago to com um Yamaha PSR 520 cara, peguei os desenhos dos acordes menores e maiores diminuto e aumentado... To tentando fazer aplicação dos acordes tocando algumas musicas como "vim para adorar-te", "faz chover"... etc... tbm acho que da transportar algumas coisas da guitarra para o teclado tal como modos gregos, arpejos em triades e tetrades...( mas ainda so acho, nem tentei colocar em pratica )
    Mas legal, acho que esse metodo Hanon vai me ajudar em exercicios para independencia dos dedos e das mãos. ainda to um poco travado...
    Valew velho Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o comentário! ^.^

    Então, Felipe, várias pessoas tocam outro instrumento e querem aprender a tocar teclado. Na próxima semana eu vou postar um vídeo sobre escalas e qual é a importância do dedilhado, do posicionamento da mão frente às teclas e da concentração. Geralmente, são a fonte dos problemas na aprendizagem.

    Abrasssss o/

    Rufino Keys

    ResponderExcluir
  3. Ahh agora eu tenho que dar um jeito de trazer o meu teclado (mesmo que pareça de brinquedo) pra campinas!! E aprender mais! o/ Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  4. O importante é ter as teclas para você poder praticar. Essa parte mais técnica pode ser estudada em qualquer teclado, qualquer mecanismo de teclas - embora eu recomende as teclas pesadas de Piano, para desenvolver a musculatura também, além da coordenação.

    Fico feliz por vc ter gostado do blog! ^^


    Abrassss o/

    Rufino Keys

    ResponderExcluir
  5. Kara ! Toco Pianooo A 5 Anos Mas N Entendoo Coisa ALguma Sobre A Partitura , Será Que Vc Poderia Fazer ALgum Video , Sobre Partitura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso fazer sim... só preciso descobrir um jeito para gravar o teclado e a partitura de modo que fique fácil de visualizar num vídeo.

      Excluir
  6. estou vendo uma grande melhora em meus dedos,realmente este método é muito bom parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Rufino Keys, tive o privilégio de conhecer um pouco do seu trabalho hoje 07/05/2014 e quero dizer que fiquei maravilhado com sua técnica, muito obrigado pela sua contribuição para com quem pretende aprender ou aperfeiçoar como músico teclados tá.

    ResponderExcluir
  8. Vale a pena aprender a tocar um instrumento tão legal como o teclado, inclusive conheci um curso muito bom de teclado, vou deixar umas aulas pra vocês assistirem, vale muito a pena: http://supercursos.besaba.com/aprenderteclado

    ResponderExcluir
  9. Rufino como te falei nos comentarios do face e do youtube. suas aulas são show tem me ajudado muito (pena q meu teclado seja ruinzinho casio 110 de 4 oitavas) mas tenho evoluido com seus vodeos. Obrigada!!
    Como faço pra adquirir esse HANON?? Procurei por ele em lojas de artigos musicais e achei metodos variados menos esse. não to conseguindo encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://javanese.imslp.info/files/imglnks/usimg/1/1b/IMSLP91547-PMLP03129-Hanon_Final.pdf

      Excluir
  10. Olá Rufino tudo bem!! PAZ, GOSTEI MUITO DA SUA AULA DE BULES, SERIA POSÍVEL ENVIAR AS ESCALAS DE BULES EM TODOS TONS MAIORES E MENORES? ficaria muito grato.
    Sou iniciante em teclado.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No blog já tem todas as escalas Naturais demonstradas. A partir delas e da postagem sobre Escala Blues, você pode estudar a escala em todo e qualquer tom... ;-)

      Excluir