segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Como usar o som de Strings ?

E aí, Galera,


Este foi um pedido de um colega via Facebook. Este é o primeiro vídeo sobre como usar o som de Strings no teclado.



É o primeiro material sobre este tópico, se ficou alguma dúvida e/ou questão, por favor comente! ^.^


Abrasssss o/

Rufino Keys

8 comentários:

  1. interessante. Contitnue ministrando estas aulas têm sido hiperproveitosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rufino, utilizo o string como layer com o piano, mas sempre uso pedal e em certas notas com string "encavala" um som no outro. Tem alguma dica p isso?

      Excluir
    2. Rufino, utilizo o string como layer com o piano, mas sempre uso pedal e em certas notas com string "encavala" um som no outro. Tem alguma dica p isso?

      Excluir
    3. Olá,


      Como o som de Strings é constante por natureza, é normal que ele fique um pouco encavalado -- "normal", porém não é a melhor situação...rsrs

      O que eu recomendo é aliviar o pedal de sustentação entre um acorde e outro. Se vc praticar bem este tipo de passagem de acorde , em que você "despisa" e "pisa" no pedal a cada acorde, é possível minimizar o "vácuo" que fica entre um acorde e outro. Por exemplo:

      Am____F____C____G [acordes: Piano + Strings]
      (*)___(*)____(*)____(*) [pedal]

      Neste esquema que fiz, o " (*) " significa o momento em que vc aperta o pedal de sustentação. A cada (*) na mudança de acorde, naturalmente vc precisa "despisar" antes de pressionar novamente o pedal junto com o novo acorde da sequência.

      Quando vc praticar isso no teclado vc vai entender o que escrevi...rsrsrs... lendo assim parece confuso, mas não é ;-)

      Há outro segredo para eliminar o "vácuo" entre um acorde e outro, quando vc soltar o pedal: manter algumas notas pressionadas. Esta dica exige mais coordenação e experiência, por isso deixei por último... ^.^

      No exemplo que dei, os acordes Am e F são muito parecidos. O que você pode fazer na mudança de Am para F é manter pressionado as notas Lá e Dó (que faz parte do Am), soltar o pedal e apertá-lo novamente no acorde F (que são as notas Fá-Lá-Dó, porém estas duas últimas vc já vai estar pressionando desde o Am). Novamente, parece confuso mas é fica fácil de entender quando vc tenta isso no teclado 'com calma'... =)

      Escrevi muito...haha.. mas espero que tenha lhe ajudado. Talvez eu faça um vídeo mostrando a 2ª dica que dei... seria uma continuação deste tópico... ^^


      Abrasssss o/
      Rufino Keys

      Excluir
  2. oi esse ruido deve ser por vc estar descalço, tente colocar pelo menos um chinelo e verifique se o ruido desaparece, costuma funcionar comigo quando estou com minha pedaleira no som de distorção. quando vc faz contato com o instrumento seu corpo meio que serve de aterramento que para com a interferencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou me atentar a isso. Mas, se me lembro bem, isso acontece estando eu calçado ou não... =/

      Excluir