quinta-feira, 10 de março de 2016

Pitch Bend

E aí, Galera,


Este tema é para iniciantes e/ou intermediários. Muitos tecladistas não utilizam, ou não conhecem, os recursos como "Pitch Bend" e "Modulation". Estes 'recursos' são programáveis (dependendo do teclado) e encontram-se disponíveis nos controladores como "Joystick", 'rodas' e 'Fitas sensitivas'. A intenção deste vídeo é mostrar e demonstrar estes recursos.



Espero que tenha agregado algum conhecimento para vocês! ^.^


Abrasssss o/

Rufino Keys

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Facebook: http://www.facebook.com/tecladomaisfacil
Twitter: https://twitter.com/rufinokeys

2 comentários:

  1. Muito obrigado. Mas e nos teclados amadores, como o casio? Seria somente pra afinar? Um grande abraço e este som que voce tocou lembram muitos musicos da época do rock progressivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipicamente, os teclados apresentam dois tipos de controladores de afinação:

      1) Pitch Bend: que altera a afinação mesmo. Na parte 'estrutural' deste controlador há uma mola que sempre retorna para a posição central/inicial.

      2) Modulation: que seria uma modulação -- no sentido físico mesmo, isto é, o teclado varia a frequência (que é afinação) de uma forma pré-determinada (amplitude e taxa). Com relação a parte 'estrutural', este controlador não apresenta molas nem nada... ou seja, você posiciona ele da forma que quiser e, mesmo depois de solto, ele NÃO retorna à posição inicial.

      Tem teclados que apresenta estas duas 'rodas'... outros, como o meu, é um Joystick... etc..

      Eu acho que existem modelos de teclado da CASIO que apresentam as duas rodas que mencionei acima... =)

      Com relação a teclados mais simples, dá uma olhada num vídeo recente que fiz sobre o Yamaha PSR-520 (um teclado de mais de 18 anos!! rsrsrs)... acho que será interessante para você... ^.^

      Excluir